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Fraudes em compras e pagamentos: confira as mais comuns e como evitá-las

Fraudes em compras e pagamentos: confira as mais comuns e como evitá-las
por AssineStore em Clube de Assinaturas
Com o distanciamento social, as compras online aumentaram exponencialmente no ano de 2020. Contudo, com esse drástico aumento de pessoas utilizando a Internet para fazer suas compras, as tentativas de fraude também aumentaram. 

Em março de 2020 foi registrada a maior taxa de tentativas de golpes online, em que a cada 100 compras 4 eram ilegais, segundo a Konduto. E com o aumento de transações em sites, o prejuízo para essas empresas acaba sendo enorme. 

A fraude com cartão não presente (CNP) custou US$35,54 bilhões às empresas ao redor do mundo no ano passado, de acordo com a Vesta. Assim, o investimento em transações mais seguras, bem como métodos de pagamentos e proteção de dados tem sido altamente investido e procurado. Confira a seguir os tipos de fraudes mais comuns e como garantir mais segurança nas vendas online.
 

Tipos de fraude e como combatê-las 

  • Boleto falso 
Na Internet temos acesso aos mais diversos sites, e às vezes o valor de um mesmo produto pode variar de loja para loja. Contudo, preços muito abaixo devem ser avaliados sempre com um pé atrás. Isso porque muitos criminosos utilizam preços muito atrativos como iscas. 
Dessa forma, ao realizar a compra um boleto falso é enviado a pessoa, que nunca receberá o produto comprado. E logo após o pagamento ser feito, geralmente o site ou a pessoa que ofereceu o produto desaparece. 
Um dos principais meios utilizados para esse tipo de fraude são as redes sociais, em que as vendas ocorrem fora dos canais oficiais das empresas. E além de produtos, serviços como internet e televisão também podem ser cobrados. Nesse último caso, clientes que até podem ter uma conta oficial na empresa, recebem um e-mail ou mensagem dizendo ter um boleto atrasado ou que está para vencer e precisa ser pago com urgência.  
Contudo, se analisado com um pouco mais de atenção, essas cobranças falsas possuem várias falhas como falta de informações. Além disso, sempre opte por pagar a compra dentro dos sites oficiais e conhecidos e confira se o CNPJ existe.
  • Teste de cartões 
Outra forma bem conhecida de fraude é o uso de dados de cartão. Nesse método o cartão é clonado e utilizado para fazer diversas compras. Além disso, o cartão geralmente é testado antes para ver se está ativo. Uma forma de teste muito utilizada é por meio de contratação de serviços por assinatura, pois muitos desses serviços fazem a primeira cobrança apenas após o primeiro mês de uso.
Para combater esse tipo de fraude é importante que as empresas fornecedoras desses serviços fiquem atentas ao comportamento dos consumidores. Utilizar tecnologias de análise comportamental é uma boa solução, bem como scripts para gerenciar cartões que realizam muitas transações em um curto período de tempo. 
  • Friendly fraud 
O Friendly fraud é o golpe de realizar a compra e pedir o estorno quando os produtos chegam no destino. Uma maneira de identificar isso é usar um identificador de compradores, para ver se o mesmo cliente não está fazendo diversas compras com diferentes cartões e pedindo vários estornos. Outra ideia é bloquear certos consumidores de forma que estes não consigam mais fazer compras na loja. 
  • Roubo de contas e dados de pagamento
Nesse tipo de fraude, os criminosos utilizam malwares para invadir virtualmente o computador de outras pessoas e ter acesso a dados pessoais, como contas bancárias e dados de cartão de crédito. Sendo que um dos métodos mais utilizados é por meio de chamadas telefônicas e Whatsapp em que os malfeitores se passam por bancos e solicitam informações como senhas e atualizações cadastrais.
Para prevenir esses tipos de ataques, as orientações dadas pelos bancos são de não compartilhar nunca a senha de contas ou cartões. Saber que essas instituições financeiras não pedem por informações pessoais fora dos canais oficiais (internet banking e aplicativo do banco). Não abra anexos e links de e-mails suspeitos, pois vírus são muito utilizados para acessar computadores e dispositivos onde esses são baixados. E por fim, tenha sempre um antivírus instalado para que o próprio sistema avise quando encontrar algo suspeito.
 

Como vender online com segurança 

Com o aumento de fraudes, além de conhecê-las e saber como combatê-las, é importante adotar algumas medidas de segurança. Confira a seguir como se proteger de fraudes online.
 
  • Selo de segurança 
Como o próprio nome já diz, o selo de segurança comprova que o seu site é seguro para fazer compras. Portanto, é muito importante tê-lo e sempre deixá-lo o mais visível possível para que o cliente sinta segurança na hora de realizar a compra. 
  • Certificado digital 
Um dos selos de segurança obrigatório atualmente é o certificado digital. Esse selo criptografa os dados e todo o caminho até o domínio do site, sendo o responsável por adicionar o “s” no “https://”. Além disso, por ter o certificado associado ao site da empresa, os clientes terão certeza de que estão no site oficial e não em uma cópia. Outra vantagem que se tem ao obter o certificado digital é que os próprios motores de busca destacam os sites que contém o certificado.
  • Proteção antivírus 
Ter um bom antivírus é essencial. Além de proteger o próprio site, também protege os clientes de terem seus dados roubados ou seus dispositivos infectados ao entrar no domínio da empresa. Por isso, sempre verifique se o mesmo está instalado e atualizado.
  • Firewall 
Além do antivírus, o firewall aumenta a segurança do seu site. Ele age de forma a proteger que o seu site tenha acessos indesejados, como hackers. Esse programa controla os dados que entram e saem do servidor e dessa forma bloqueiam acessos suspeitos, garantindo a integridade dos dados. 
  • Sistema Antifraude
O sistema antifraude auxilia na identificação de atividades suspeitas no seu site. O mecanismo do sistema  cruza dados e analisa uma série de fatores a fim de evitar golpes e fraudes que podem causar prejuízos para o seu negócio, tanto financeiros quanto de desempenho online. Para um bom sistema antifraude, indicamos o Clearsale.
  • Checkout transparente 
Por fim, ter um checkout transparente faz a diferença e traz mais confiança para quem está fazendo compras online. Basicamente, ter um checkout transparente significa seguir boas práticas dentro do site, sem utilizar redirecionamentos ou páginas externas e deixar as informações claras e objetivas, pedindo apenas o necessário para realizar a cobrança e a entrega dos serviços. E isso você garante com a Assinestore. 


A melhor plataforma de soluções de pagamento online para o seu produto ou serviço de venda recorrente e clubes de assinatura. Com a Assinestore, além de diversas opções de pagamento, as transações são muito menos suscetíveis a fraudes e golpes, trazendo mais segurança para você e para o seu cliente. 

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