Como montar uma loja virtual?

Como montar uma loja virtual?

por Fernando Henrique em E-commerce 29/01/2016 09:02:13

Já te explicaram como montar uma loja virtual e começar a vender na internet?

Tenha em mente que o inicio de uma loja virtual é um pouco complicado para qualquer pessoa que queira se aventurar a vender seus produtos na internet, mas se você trabalhar duro e fizer as escolhas corretas, em pouco tempo pode começar a colher os frutos de sua operação.
 

Sua loja virtual vai precisar de produtos

Tenha certeza de que estão procurando por seus produtos antes de pensar em montar uma loja virtual. Tenha em mente que os grandes varejistas estão ai e você não vai querer bater de frente com elas, pelo menos não no inicio! ;)

Faça uma boa analise de mercado e concorrência, logística, pós-venda e lucratividade dos produtos. Não deixe pra descobrir depois de feito que seus produtos não dão lucro.
 

Escolha a dedo os meios de pagamento

Coloque na ponta do lápis todas as taxas que serão cobradas pelos meios de pagamento, isso vai te ajudar no geral a precificar melhor seus produtos e ficar atento com suas margens de lucro.

Meios de pagamento para lojas virtuais como o PagSeguro, PayPal e bCash cobram uma taxa maior por venda, mas em troca lhe oferecem alguns serviços que para quem está começando no e-commerce podem ser bem atraentes, como analise de risco, recebimento a vista de compras parceladas e abertura de disputas em caso de fraude.

Já uma integração direto com a operadora, como no caso a CIELO, tem uma taxa menor por venda e bem mais atrativa diga-se de passagem, porém será preciso contratar um serviço terceirizado para analise de risco e ficar atento a possíveis fraudes.
 

Pense na logística de sua loja virtual

De cara o Correios é a melhor opção para quem está começando a vender, é de fácil integração, praticamente toda plataforma de loja virtual tem essa funcionalidade, e o melhor de tudo é que você só paga se utilizar o serviço.

Por outro lado, você deve pensar na logística reversa em caso de cancelamento do pedido e no valor do frete cobrado do cliente, que pode ser um problema para finalização da compra.

Com o aumento das vendas, recomendo um contrato com o Correios e a utilização de uma tabela diferenciada para sua loja virtual, o que possibilita a cobrança de um valor de frete menor e maior conversão de vendas.
 

Escolha uma boa plataforma de loja virtual

Na escolha da plataforma, pense que além da estrutura e funcionalidades de outro mundo você vai precisar de um bom atendimento personalizado e de flexibilidade na hora de customizar sua loja, tendo em mente de que como as pessoas, cadas loja não pode ser igual a outra.

Funcionalidades como cálculo de frete, estoque por grade, voltagem, URL amigável, checkout rápido e integração com meios de pagamento devem ser padrão do sistema de loja virtual escolhido.

Outra opção interessante deve ser a opção de customização da loja, adequando o layout para seu nixo e dando uma atenção especial aos clientes que podem comprar via celular, o famoso layout responsivo.
 

O marketing digital será fundamental no seu e-commerce

Fique ligado e preveja no seu orçamento inicial pelo menos 6 meses de investimento fixo em marketing digital, seja ele em anúncios no Facebook e Instagram ou o já muito conhecido das lojas virtuais Google Adwords.

Indico 4 maneiras de investir com qualidade:

  • Links patrocinados: Pague por clique ou numero de visualizações em ferramentas como Google Adwords e Facebook ADS;

  • SEO para e-commerce: A otimização em sua loja virtual deve ser constante, melhores seus textos, tenha conteúdo único e tenha uma plataforma de e-commerce otimizada;

  • Comparadores de preço: liste seu catalogo completo de produtos em comparadores como Buscapé, Google Shoping e Shopping UOL;

  • Marketing de conteúdo: tenha um blog e produza conteúdo exclusivo, dentro do nixo que sua loja atua e seja relevante para seus leitores, com isso as visitas virão naturalmente no blog na loja virtual;

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