Clientes X Assinantes: Qual a diferença entre os dois

Clientes X Assinantes: Qual a diferença entre os dois

por Fernando Henrique em Clube de Assinaturas 20/02/2019 14:37:33

As assinaturas, mais uma vez, são um dos modelos de negócios mais eficientes. Com a evolução da tecnologia, a disseminação da internet e a facilidade de entregar e receber produtos e de gerenciar a rede de assinantes, todos estão percebendo os enormes benefícios deste modelo. Desde grandes portais de notícias, modelos de negócios totalmente voltados para assinaturas, até os clubes que vem se tornando cada vez mais populares e eficientes, a diferença entre possuir clientes e assinantes é muito grande e positiva.

Clientes X Assinantes

A diferença entre ambos, a partir da definição das palavras, é óbvia. O cliente é um indivíduo que fez uma ou mais compras e o assinante é aquele que paga um valor recorrente, seja mensal, semanal ou anual, em troca de um determinado serviço ou produto.

Essa diferença é bem evidente, mas a principal discrepância que os clientes e os assinantes possuem é no impacto no aspecto financeiro das empresas.

Os aspectos financeiros

Empresas com clientes precisam de vendas. Um cliente que compra um produto ou usa um serviço sempre que precisa tem uma necessidade ou desejo. Isso pode ser uma forma de renda recorrente ou não, já que o cliente pode fazer uma única compra e seguir em frente. A empresa que vendeu o produto ou disponibilizou o serviço pode usar ferramentas para tentar incentivar o cliente a fazer outras compras, garantindo uma forma de retorno financeiro recorrente.

Por outro lado, as empresas que têm assinantes já têm esse retorno “garantido”. O cliente que decide se tornar um assinante se compromete a fazer os pagamentos recorrentes em troca do serviço, uma relação muito benéfica para as empresas.

Primeiramente, grande parte da sua renda é “garantida”. É claro que existem cancelamentos e inadimplências, mas a receita é garantida mês a mês, fazendo com que seja muito mais fácil para a gestão se organizar e fazer um planejamento financeiro e logístico para o futuro.

Mesmo esses dois grandes problemas, os cancelamentos e a inadimplência, podem ser contornados. Com uma gestão eficiente, tanto nos recebimentos como na manutenção dos serviços e no atendimento ao assinante, existe uma garantia que esses números representarão uma taxa bem pequena.

Transformando clientes em assinantes

Por conta disso, transformar os clientes em assinantes é uma excelente ideia. As empresas aproveitam os benefícios de ter uma renda recorrente garantida e os clientes aproveitam a assinatura de algo que traga um benefício real. É fundamental lembrar sempre que o acordo precisa valioso para ambas as partes.

Porém, se engana quem acredita que o seu negócio não se adapta a esse modelo. Os clubes de assinaturas estão tão populares por um motivo, e eles podem variar dentre os mais diversos setores e produtos.

Por exemplo, os clubes de leitura garantem que os assinantes receberão livros na sua própria casa, sem precisar pagar a mais por isso, e com uma curadoria que assegura que eles estão de acordo com o que o cliente espera. Este gênero, por exemplo, ainda pode ser subdividido para literatura infantil ou adulta.

Existem diversos outros clubes que mostram que praticamente qualquer negócio pode transformar clientes em assinantes. Os clubes de carne oferecem cortes para churrascos bem selecionados, os clubes do queijo entregam queijos artesanais para os clientes e o clube de gravatas entrega um acessório por mês para seus assinantes.

Por isso, não existe limite ou impedimento para implementar uma assinatura. Basta oferecer um serviço que seja proveitoso para o cliente, e sua empresa também pode garantir uma renda recorrente. A AssineStore oferece uma plataforma para clubes de assinatura para facilitar ainda mais o trabalho e garantir uma relação muito mais tranquila com os assinantes. Confira um pouco mais: https://www.assinestore.com.br/plataforma-clube-assinaturas.html.

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