Por que um clube de assinatura precisa de um bom planejamento?

Por que um clube de assinatura precisa de um bom planejamento?

por Fernando Henrique em Clube de Assinaturas 17/10/2019 08:48:49

Os clubes de assinatura podem ser considerados um modelo de negócio bem promissor. Existentes há muitos anos, desde que começaram os primeiros planos de assinatura de jornais e revistas, eles foram mudando com o passar do tempo e hoje servem a diversos perfis de consumidores.

Se antes receber uma publicação impressa direto na porta de casa era o que havia de mais cômodo em termos de serviços por assinatura, hoje temos clubes dos mais diversos segmentos: alimentício, entretenimento, vestuário, bebidas, saúde, entre vários outros.

Exemplos do que já existe no mercado não faltam, como clube de assinatura de vinhos, de caixas especiais com conteúdo e produtos nerds, de cestas de verduras e frutas e até mesmo existem planos semanal ou mensal de serviço de lavanderia, ou seja, a variedade desse modelo de negócio é grande e saiba que com planejamento muitas outras demandas podem ser supridas pelo setor.

Planejamento estratégico

O primeiro passo para montar um clube de assinaturas bem-sucedido é ter planejamento. E isso começa ao analisar o valor da sua ideia. É preciso pensar no tipo de serviço ou produto que será oferecido e estudar o mercado para entender se há demanda recorrente neste segmento. Os clubes que oferecem pacotes de refeição fit são bons exemplos de recorrência, as pessoas precisam se alimentar todos os dias e quem busca uma dieta equilibrada deseja receber um plano alimentar consistente todos os meses.

O segundo passo, após a validação de sua ideia de negócio, é procurar por uma plataforma de clube de assinaturas online, algo que já é oferecido dentro do mercado de e-commerce. Isso ajudará muito a fazer o seu negócio deslanchar de forma organizada, automatizada e com foco nos lucros e bom atendimento aos seus assinantes.

Formas de pagamento

Outro item importante para o seu negócio de assinatura é a forma de pagamento que será oferecida ao consumidor. Como estamos falando de algo recorrente, é importante oferecer formas diversas para que a pessoa possa pagar a assinatura do seu clube. Por exemplo, deixe à disposição opções de datas e parcelamento, o que poderá ser feito de forma segura e eficaz por meio de uma plataforma de pagamentos recorrente.

Logística de entrega

E já que falamos em pagamento recorrente, é importante lembrar que a entrega de um produto ou serviço contratado, por meio de um clube de assinatura, também pressupõe consistência na entrega. Assim como você deverá planejar a forma de receber o pagamento mensal da assinatura, também deverá ter a maior atenção e cuidado à entrega periódica do que foi ofertado.

Afinal, quando assinamos uma revista semanal esperamos recebê-la com a frequência correta, todo final de semana, não é mesmo? A mesma lógica vale para um clube de assinatura de vinhos, por exemplo, se a oferta é o envio de 1 garrafa por final de semana, você deverá planejar uma logística que permita cumprir o acordo semanalmente, sem falhas.

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