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Como ganhar mais clientes online com atendimento

Como ganhar mais clientes online com atendimento
por AssineStore em Clube de Assinaturas
O atendimento faz a diferença. Cada vez mais as pessoas enfatizam isso, e demonstram que o atendimento tanto presencial quanto online é o separador entre adquirir o produto que uma empresa oferece ou não. E nos negócios online, o atendimento pode ser a chave para o sucesso.

Muitos costumam pesquisar a reputação da empresa antes de contratar um serviço e o principal item discutido é justamente o atendimento, seja durante a venda, durante o uso do serviço ou no seu cancelamento. Confira a seguir dicas para garantir um ótimo atendimento e conquistar clientes.
 

Perfil do cliente 

A primeira coisa para se ter em mente é o perfil do cliente que será atendido. Traçe seu público-alvo e veja a melhor forma de se comunicar com ele. Pode-se também dividir o perfil do cliente em dois tipos: low touch e high touch.

O low touch são clientes que buscam por maior autonomia durante a compra, ou seja, não fazem tanto contato e não querem ser abordados durante o processo sem que o atendimento seja solicitado. Geralmente o atendimento para esse perfil de comprador se resume em responder perguntas pontuais. Em contrapartida, o atendimento de perfil high touch traz mais contato entre os atendentes e os usuários, buscando antecipar as possíveis dúvidas do cliente.
 

Low touch vs High touch 

Aqui não é questão de qual perfil é melhor ou pior, e sim de identificar que tipo de consumidor acessa mais o produto que está sendo vendido. 

Geralmente públicos mais jovens não demandam tanto contato, e preferem buscar por eles mesmos e não serem abordados. Contudo, apesar desses tipos de consumidores não exigirem tanto contato, é importante que os canais de atendimento sejam encontrados facilmente dentro do site ou plataforma. Por isso, deixar disponível e destacado onde a pessoa pode entrar em contato com os atendentes é imprescindível independente do perfil.

O atendimento high touch pode trazer uma abordagem que tire as inseguranças dos compradores, transmitindo mais credibilidade ao discorrer sobre os serviços e produtos oferecidos. Feita a compra, temos também o pós-atendimento, informando e atualizando as etapas que o produto está passando até que chegue ao cliente. 
 

Dicas para garantir o melhor atendimento online

 
  • Experiência personalizada 
A tendência do mercado acompanha o que os clientes buscam, e tudo aponta para experiências cada vez mais personalizadas. Logo, isso deve ser pensado e aplicado inclusive no atendimento. Por exemplo: ter o histórico do cliente, além de auxiliar quem irá atender, dispensa o usuário de repetir informações já passadas.

O histórico também permite saber se é um cliente novo ou não, o que traz um atendimento mais amigável para clientes de longa data. E o mesmo pode ser utilizado até para atendimentos automatizados por meio de algoritmos, melhorando a experiência do usuário. 
 
  • Centralize os canais de atendimento 
Tenha os canais de atendimento centralizados em apenas um meio. Em outras palavras, escolha apenas um entre e-mail, chat, SMS ou redes sociais, de início. Isso porque para conseguir atender em diversos canais é preciso ter uma equipe grande que consiga suprir a todos os meios sem muita demora. 
Centralizar os canais de atendimento traz mais controle e facilidade de gestão. Além de que alterar e adicionar canais de atendimento é fácil de ser feito hoje.
 
  • Equipe treinada 
Ter uma equipe treinada é fundamental. É preciso que todos tratem as pessoas de acordo com a imagem que a empresa deseja passar. Dessa forma, é importante que ideais da empresa sejam destacados para os funcionários, para que eles passem isso para os clientes de forma parecida. 

Outra etapa importante é definir as prioridades no atendimento, e também garantir que todos da equipe tenham os conhecimentos necessários para suprir o que o cliente pede em determinado canal de comunicação. Para isso, separar a equipe em seguimentos, como por exemplo, pagamentos, dúvidas e informações.
 
  • Atenção a erros gramaticais e textos em caixa alta 
É natural cometer erros gramaticais na escrita, até mesmo para quem trabalha com isso. Porém, durante o atendimento é preciso ter um cuidado maior. O mesmo vale para caixa alta, pois pode trazer uma imagem desleixada e rude para a empresa. Garantir comunicação clara traz mais credibilidade às empresas e uma melhor experiência para quem está sendo atendido. 
 
  • Rapidez e agilidade nas soluções 
Clientes com dúvidas querem ser respondidos o mais rápido possível. Tenha como prioridade o tempo de resposta, pois isso pode ser o diferencial entre fechar uma compra ou não. Caso demore muito as chances de desistência da compra aumentam consideravelmente. 

Caso o atendimento não ocorra dentro de segundos é interessante disponibilizar o tempo que o cliente terá que esperar para obter uma resposta. 
Mas tente sempre que possível deixar funcionários exclusivos para o canal de comunicação, principalmente nos períodos de pico. Por exemplo, caso seja feita uma promoção é natural que mais pessoas entrem em contato, por isso ter uma equipe maior a disposição pode fazer diferença.
 
  • Ouça feedbacks
Um ponto positivo dos negócios online, são os feedbacks. Ter a opinião dos usuários pode dar a chance da empresa alterar o que não está funcionando e ver o que precisa melhorar. Portanto, use os feedbacks a seu favor. 

Ter uma ideia geral de como o produto está sendo visto pode trazer mais clientes caso o que não esteja agradando seja otimizado. Além disso, feedbacks positivos atraem mais clientes e se esses sabem que estão sendo ouvidos pela empresa, sempre darão opiniões com o intuito de que esta melhore. 


Garanta tudo isso e muito mais com a plataforma certa para conseguir estruturar todas as dicas acima e ter um atendimento exclusivo e de alta qualidade é importante ter uma plataforma de gestão para vendas recorrentes e clubes de assinatura.

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