5 motivos para a sua marca investir em um clube de assinaturas

5 motivos para a sua marca investir em um clube de assinaturas

por Fernando Henrique em Clube de Assinaturas 18/10/2018 16:03:26

Os clubes de assinaturas são um modelo de negócio com mais de uma década, mas, mesmo assim, que tem pouca penetração no mercado – uma situação que tende a mudar nos próximos anos.

O sucesso dos clubes de assinaturas, principalmente nos Estados Unidos, fez surgir grandes empresas com expressivos valores de mercado, como é o caso da Dollar Shave Club, comprada pela Unilever em 2016 por US$ 1 bilhão. Outras marcas de renome, como a Birchbox e a Blue Apron, estão criando impérios e popularizando o conceito uma assinatura de cada vez.

Aqui no Brasil, as marcas estão começando a descobrir o poder dos clubes de assinatura e o mercado nunca esteve tão aquecido. Por isso, preparamos o artigo a seguir com 5 motivos para investir em um clube de assinaturas, uma oportunidade para que você possa conhecer o potencial desse tipo de negócio para os seus produtos. Confira!

1 – Excelente oportunidade para apresentar novas marcas e produtos

Os primeiros clubes de assinatura eram chamados de “sample boxes” (caixas de amostras, em tradução literal) e serviam como uma oportunidade para que as pessoas experimentassem produtos que, de outra maneira, jamais teriam contato.

Esse conceito permanece nos modelos de negócio dos clubes de assinaturas atuais e é uma excelente oportunidade para apresentar novas marcas e produtos. A variedade de produtos presentes nas caixas permite que o público experimente algo que nunca viu, e isso pode ser uma boa porta de entrada para os seus produtos recém-lançados ou produtos parceiros.

2 – Proporciona comodidade e praticidade para os clientes

Com a rotina cada vez mais agitada das pessoas, principalmente para quem mora nas grandes cidades, é uma experiência incrivelmente cômoda receber em casa produtos e experiências novas todos os meses, e é exatamente isso que os clubes de assinaturas proporcionam.

Por isso, esse pode ser um elemento de ligação emocional entre o público e os seus produtos.

3 – Fideliza o público

A fidelização é algo que todas as marcas buscam – e investem muito para ter. O modelo do clube de assinaturas trabalha justamente em torno da manutenção da clientela, permitindo que todo o esforço e o investimento em marketing sejam feitos em torno do serviço e na manutenção da recorrência da assinatura, e não de uma família de produtos.

4 – Permite prever a receita de modo confiável

O modelo de assinaturas cria uma série de possibilidades de gestão segura do negócio, incluindo a criação de uma receita mensal recorrente que é o fundamento desse modelo de empresa. Assim, fica fácil construir um planejamento consistente, com a segurança de que você vai ter dinheiro para bancar os seus investimentos.

5 – Elimina o fator “imprevisibilidade”

A experiência de um clube de assinaturas tem se mostrado muito menos arriscada do que outros modelos de negócios, pois a receita é recorrente e a escala é extremamente previsível. Assim, é possível controlar os estoques com tranquilidade, sem compras emergenciais que desgastam a lucratividade. Além disso, os lucros estimados são críticos para atrair investidores e planejar o futuro.

Como você percebeu, ter um clube de assinaturas pode fazer muito pela sua marca e pelo seu negócio. Então que tal criar um agora mesmo?

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