Clube de Assinaturas

Tudo sobre clubes de assinatura

Tudo sobre clubes de assinatura
por AssineStore em Clube de Assinaturas
Em meio ao ano de 2020 alguns negócios se sobressaíram no mercado, entre eles estão os clubes de assinatura. Com esse modelo de negócio que foi revivido pelas plataformas de streaming, um novo mundo com atendimento personalizado ao cliente e pensado para que este tenha acesso aos serviços e produtos pelo tempo que quiser, dominou o mercado. 
Os clubes de assinatura se apresentam como um dos negócios mais rentáveis atualmente e permitem flexibilidade tanto para a empresa quanto para os consumidores.

O que é um clube de assinatura 

É um modelo de negócios que consiste na venda de um serviço ou produto oferecido por um período de tempo através da cobrança recorrente. Dessa forma o cliente irá receber o que contratou pelo tempo que pagar a assinatura. Exemplos famosos são as plataformas de streamings como Netflix e Spotify.
 

Como funciona

De uma maneira fácil e prática, os clubes de assinatura tendem a realizar tudo de forma online, desde a contratação até o cancelamento do plano. E ao invés de uma compra única, como ocorre quando se compra um produto em uma loja física, o cliente terá acesso de forma mensal, trimestral, anual ou personalizada ao que for oferecido pelo clube. E da mesma forma ocorrerá o pagamento, ou seja, por meio de prestações, o que é estabelecido no contrato fornecido no momento da compra.
Apesar do e-commerce lembrar esse tipo de venda, não existe um contrato de serviços com o cliente, e em um clube de assinaturas a diferença está principalmente na personalização e flexibilidade. 
 

Uma experiência completamente personalizada para o cliente 

Confira a seguir algumas das vantagens que os clientes que participam de clubes de assinatura:
 
  • Comodidade 
A primeira vantagem para o cliente está justamente na comodidade. O cliente recebe o produto conforme o plano escolhido e tem acesso até o final do contrato. Dessa forma, não há preocupações em ter que adquirir toda vez o produto/serviço ou até mesmo com pagamentos, pois este será lembrado automaticamente pela empresa quando precisar ser feito. E a comodidade de receber os produtos em casa também é sensacional para pessoas que possuem uma rotina mais agitada, e querem ter um momento para relaxar sem precisar sair de casa.
 
  • Exclusividade 
Os clubes de assinatura tendem a apresentar produtos e condições diferentes, por exemplo: acesso antecipado a certos produtos, descontos especiais na própria empresa e até em outras que estejam associadas, combos, kits, produtos exclusivos e por aí vai.
Com o e-commerce e os clubes de assinatura, opções é o que não faltam para os clientes. Assim, preços e até mesmo os serviços prestados podem ser oferecidos, mas o que fará a diferença muitas vezes será o atendimento ao cliente. 
Por isso, um dos grandes atrativos que muitos clubes oferecem é justamente o atendimento, que permite uma experiência agradável, personalizada e confortável ao cliente. 
 
  • Experiência 
Hoje em dia um dos investimentos mais realizados pelas empresas que adotam esse modelo de negócio é justamente a experiência do consumidor com o produto recebido. Os “unboxings” ficaram tão famosos que muitos clientes gravam vídeos para outras pessoas assistirem esse momento. O unboxing nada mais é que a hora que cliente abre o que recebeu do clube de assinatura. Por exemplo, hoje em dia as caixas são decoradas e trazem, além dos produtos, mimos para deixar tudo mais prazeroso para seus assinantes. 
 

Os benefícios para as empresas 

 
Com um serviço que pode ser adquirido online, esse modelo dá possibilidades de agregar valor à ideia e ampliar a atuação no mercado. 
Um grande exemplo são as boxes geralmente vendidas mensalmente para seus clientes, contendo livros, itens de papelarias, queijos, vinhos, e o que for possível imaginar. Confira a seguir o porquê esse modelo de negócios está sendo tão procurado e suas vantagens para empresas:
 
  • Fidelização 
Por ser um contrato e não uma compra única, a relação entre empresa e cliente se torna de longo prazo e assim a fidelidade aumenta, desde que a empresa consiga oferecer produtos de uso contínuo. 
E como é possível oferecer diferentes planos de assinatura, é possível atingir públicos diferentes e oferecer produtos e serviços de acordo com o preço. Dessa forma, com um atendimento personalizado as chances de renovação no término do contrato são muito maiores. 
 
  • Otimização do estoque 
Como os produtos são oferecidos por meio de um contrato e de forma regular, é possível fazer uma previsão e estimativa de demanda com maior precisão. Dessa forma, a reposição de produtos pode ser realizada conforme necessário. Consequentemente, os custos são otimizados, pois os estoques podem ser controlados com mais facilidade. 
 
  • Receita recorrente 
Essa é uma das maiores vantagens com relação ao negócio, pois ele se torna muito mais sustentável e com maiores chances de lucro. Isso porque apesar de os valores serem menores, estes irão entrar regularmente, gerando um melhor controle financeiro. 
Com uma boa gestão é possível ter maior poder de negociação e fazer premiações aos assinantes, promoções e muito mais. Tudo isso chama atenção de novos clientes e também mantém os que já possuem o serviço. 
 

Como garantir um clube de sucesso 

 
Por fim, para estruturar um clube de assinaturas um dos passos mais importantes é a logística. Ter uma boa gestão é importante, pois o cliente sempre terá expectativas do produto e serviço que está contratando e garantir que elas sejam cumpridas é essencial. Por isso, é preciso garantir o suporte necessário para seu clube.
A Assinestore auxilia em todas as etapas que um clube precisa para conquistar o sucesso, com uma plataforma especializada e planos com o melhor custo-benefício do mercado. Não deixe de conhecer, tirar a sua ideia do papel e  criar o seu clube de assinatura com a gente.
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