Clube de Assinaturas: Conheça as vantagens que ele traz para o seu negócio

Clube de Assinaturas: Conheça as vantagens que ele traz para o seu negócio

por Fernando Henrique em Clube de Assinaturas 11/02/2019 09:24:13

Com o acesso cada vez maior da população brasileira à internet, cresce a cada ano a preferência pelos e-commerces. Um levantamento feito por Ebit e Elo apontou que mais de 117 milhões de pedidos foram realizados apenas no último ano. Sabemos que este terreno foi sedimentado devido a inúmeras vantagens. Afinal, é oferecida comodidade para os clientes e com frequência, uma combinação entre preços baixos e produtos exclusivos. Em vista disso, é natural que surjam algumas tendências dentro deste mercado. Uma que vem ganhando espaço é o clube de assinaturas.

Este modelo de negócios pode englobar diversos tipos de produtos, indo de vinhos a cosméticos e livros. A principal diferença para uma loja tradicional é que aqui o cliente não escolhe e paga por um objeto específico. O que se faz é uma assinatura, que costuma garantir uma cesta de produtos – pré-determinados ou surpresa. Para tornar o paralelo mais claro, é algo similar a assinatura de uma TV a cabo. Um contraponto à possibilidade de adquirir um filme em DVD, por exemplo. Neste artigo descrevemos a prática e as vantagens que ela traz para o seu negócio.

O que é o clube de assinaturas?

O clube de assinaturas funciona mediante a contratação de um pacote de serviços recorrente. Ou seja, através de uma mensalidade fixa você receberá em casa um determinado tipo de produto. Podem ser cervejas artesanais ou variedades diferenciadas de café, para citar possibilidades. Não é impossível receber também produtos mais simples de forma regular. Exemplos são os elementos básicos de alimentação do brasileiro, como arroz e feijão.

Este formato também engloba produtos digitais. Um caso bem conhecido é o Spotify nas suas versões Premium. Neste caso são oferecidas algumas vantagens, como acesso a conteúdo exclusivo e a possibilidade de pular faixas no aplicativo. O Kindle Unlimited é outro serviço do gênero. Pagando um valor mensal pode-se ter acesso a todo o conteúdo de e-books da Amazon.

Seja como for, este pacote de serviços sempre oferece alguma vantagem específica para o consumidor. Ao mesmo tempo em que uma experiência única é ofertada ao assinante, a funcionalidade deve agregar valor àquilo que se oferece. Em outras palavras, tem que ser uma prática que valorize o seu produto, aumentando a sua relevância para o cliente. Detalhemos melhor as vantagens.

Quais são as vantagens para o seu negócio?

O maior dos benefícios a ser mencionado é a fidelização do cliente. Em geral, nesta modalidade de negócios o tempo em que ele se mantém em relacionamento com a empresa é maior. Assim, construir uma base fiel não é difícil. Trata-se ainda de uma prática que costuma apresentar um bom retorno sobre o investimento (ROI).

Por lidar com um sistema de assinaturas mensais, esta atividade confere maior controle financeiro. Esta previsibilidade permite que os gestores saibam com segurança e antecedência o lucro mensal. A receita mais estável é fator que estimula os investimentos para melhoria na própria empresa. Por oferecer melhor controle de estoque, os clubes também surtem efeito na logística, distribuição e custos do setor. Especificamente sobre a estocagem, os clubes de assinatura evitam o acúmulo de produtos.

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